5 truques para viver com mais energia
10 de fevereiro de 2018

Os 10 principais benefícios do yoga

A perda de peso, a obtenção de um corpo forte, flexível e saudável, uma pele suave e brilhante e um efeito calmante para a mente são apenas alguns dos objetivos que se pode alcançar, todos oferecidos de forma conjunta, simples e natural através do yoga. Apesar de ser lembrado quase sempre pela prática física, é importante salientar também os benefícios que oferece na busca da união e equilíbrio entre corpo e mente. E é claro que quando se está em harmonia, a vida se torna mais simples, problemas e alegrias são encarados com a mesma energia.

Os benefícios do yoga se manifestam nos planos físico, mental e emocional. A seguir destacamos os 10 principais benefícios da sua prática regular.

1. Condicionamento físico o ano inteiro: Estar saudável não é apenas uma questão de ter boa condição física, mas também emocional e mental. O yoga ensina que a saúde não é a mera ausência de doenças, mas a expressão dinâmica da vida também em termos de felicidade e entusiasmo. Aqui é onde essencialmente estão os benefícios do yoga, através da prática de posturas físicas (asanas), técnicas de controle da energia vital (pranayamas) e meditação.

2. Perda de Peso: O que muitos anseiam! Outro benefício do yoga. A prática de saudar ao sol, por exemplo, é uma das diferentes técnicas do yoga para a perda de peso. Além disso, através da prática nos tornamos mais sensíveis à qualidade da comida que ingerimos, tendemos a comer em horários mais adequados e isso também ajuda a manter controle de peso.

3. Alívio de tensões: A prática diária de apenas alguns minutos de yoga é um método natural para se liberar das tensões acumuladas diariamente, tanto as físicas quanto as mentais.

4. Paz interior: É normal no dia-a-dia sentir falta de visitar lugares serenos e conectar com a natureza, mas geralmente falhamos em reconhecer que a verdadeira paz se encontra em nosso interior, motivo pelo qual é recomendável reservar um momento diário para experimentar essa sensação através da prática de yoga e meditação. Yoga e meditação são uma combinação poderosa para apaziguar a mente.

5. Melhora a imunidade: Nosso sistema imunológico é uma combinação perfeita de corpo e mente, por isso, uma irregularidade a nível físico pode afetar o plano mental. Do mesmo modo, qualquer inquietude da mente pode ocasionar uma doença a nível físico. As posturas de yoga não somente massageam os órgãos do corpo, mas também fortalecem o sistema muscular. Complementariamente, as técnicas de respiração e a meditação nos ajudam a liberar o stress, melhorando todo o sistema imunológico.

6. Viver com maior consciência: A mente está constantemente envolvida com diversas atividades e pensamentos, oscilando entre passado, presente e futuro, sem nunca permanecer no único momento que existe: o presente. Simplesmente sendo conscientes dessa tendência mental, podemos liberar o stress e relaxar a mente. O yoga ajuda nessa tomada de consciência e traz a mente ao momento presente, onde ela pode se manter feliz e concentrada.

7. Melhores relações: É surpreendente, mas o yoga também pode ajudar a melhorar seus relacionamentos pessoais. Uma mente relaxada e feliz é capaz de enfrentar de maneira mais sensível os problemas do cotidiano.

8. Aumento da energia: Passar de uma atividade a outra durante o dia pode ser exaustivo. Apenas alguns minutos diários de yoga podem fazer você se sentir revigorado, mesmo depois de um dia cheio. Da mesma maneira, dez minutos de meditação trazem grande benefícios, deixando você renovado e revitalizado.

9. Mais flexibilidade e melhor postura: Uma breve rotina diária já oferece potenciais melhoras na flexibilidade e postura. O yoga ainda tonifica o corpo e fortalece os músculos.

10. Mais intuição: O yoga e a meditação têm o poder de melhorar a sua capacidade intuitiva, para que sem esforço você perceba o que é preciso fazer, como e quando. Realmente funciona, você só tem que experimentar e avaliar por si mesmo. Lembre-se que o yoga é um processo contínuo, então continue praticando! Quanto mais profunda a prática, maiores os benefícios.

Apesar de todos os benefícios citados acima, o yoga não substitui a medicina tradicional. É importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico.

Deixe uma resposta